Aqui você encontra tecnologia
Blog

Firmware MKS para instalação do BLTouch na Bluer

Desde que a TwoTrees lançou a impressora TwoTrees Bluer eu recebi a primeira versão. Veio cheio de problemas que logo em seguida foram corrigidos pela empresa. Contudo, de olho na concorrência, ainda que de maneira um tanto quanto atrapalhada, a TwoTrees vem fazendo avanços bastante incomuns nessas impressoras chinesas baratinhas. Por exemplo, foi uma das primeiras a vir com placas MKS de 32 bits com drivers TMCs DIP silenciosos, extrusora reforçada de alumínio, esticadores das correias, frame reforçado e mais estável que os da concorrência, totalmente opensource, etc. Ou seja, a concorrência passava longe do harware escolhido pela TwoTrees.

Três atualizações principais

Em seu pouco tempo de presença no mercado a TwoTrees fez excepcionalmente mais mudanças significativas em sua impressora do que a Creality em toda a sua tragetória com as impressoras Ender e CR10. Quando eu digo que os avanços ocorreram de maneira atrapalhada eu digo por conta das frequêntes atualizações no hardware da impressora. Assim, a primeira versão veio com extrusora simples, porém de alumínio ao passo que as atuais vem com uma excelente extrusora BMG e chips TMCs 2225. Porém, há uma diversidade de firmwares e a empresa acabou se atrapalhando bastante no controle de qualidade. Não foram poucas as pessoas que receberam a impressora com a extrusora expelindo o filamento ao invés de puxar. E o pior: há dois casos envolvendo extrusoras BMGs, as impressoras que vieram com chips TMC2208 e as que já estão vindo com a última atualização utilizando chips TMC225. Nesse caso, a TwoTrees se esqueceu de reconfigurar o firmware para inverter a rotação do motor da extrusora, já que esse precisa trabalhar invertido quando usamos um tracionador BMG. Até aí tudo bem, pois, basta recompilar o firmware e colocar na impressora. Porém, o problema não pára por aí. É que os chips TMC2208, com base nos jumpers presentes por padrão nas placas MKS Robin Nano (veja figura 1 – os jumpers estão presentes por baixo dos drivers controladores), funcionam a 1/16 steps. Já o chip TMC2225 com a mesma configuração funcionam a 1/32. Resultado: os motores dos eixos X e Y das impressoras com os chips TMC2225 presentes na placa funcionam com a metade dos passos e, consequentemente, os objetos, a área de trabalho nos eixos X e Y, são reduzidos em 50%.

Figura 1 – jumpers presentes debaixo dos chips dos drivers controladores

Mais uma vez, nada complicado de se resolver e nem um problema com o qual o usuário deva se desesperar e devolver o produto, pois, basta um comando e o problema será resolvido.

Bom, vamos lá! Há mais de uma maneira de se resolver o problema. Veja as possíveis soluções, do pior ao menos ruim:

(1) Reclamar com o fabricante e solicitar um firmware para a impressora considerando a presença dos drivers TMCs 2225; ou…

(2) compilar o firmware por si mesmo e atualizar a impressora; ou, o mais fácil mas não menos incômodo, ou ainda…

(3) executar o comando M92 X160 Y160 para dobrar os passos. Originalmente esses valores vem em X = 80 e Y = 80. Para salvar é necessário executar o comando M500 logo após a mudança. Magicamente a impressora imprimirá corretamente.

Embora não seja tão complexo assim, eu não vou entrar no detalhe de como executar esses comandos neste primeiro momento. Porém, eu vou disponibilizar gradativamente os links para os firmwares já compilados para que você baixe e instale na sua impressora. Contudo, antes de baixar, é bom que fique claro que eu não estou obrigando você a fazer isso e que se você fizer você será o único responsável pelos resultados, sejam eles positivos ou negativos. Presumo que tudo funcione perfeitamente, pois testei e tudo funcionou 100% comigo, porém não há a menor garantia de resultado satisfatório. Não tenho e não vou garantir isso. Se você atualizar sua impressora através dos links que eu disponibilizo você com isso estará concordando plenamente em assumir responsabilidade integral. Digo isso antecipadamente, pois não tenho condições de ficar ajudando ninguém caso alguma coisa não saia exatamente como planejado. Acredito que o fato de disponibilizar as informações e os links para download aqui já é uma ajuda ENORME.

Os firmwares disponibilizados aqui são todos baseados na versão MKS Marlin 2.0, pois acredito que seja a mais amigável, ainda que não tão completas como as demais. Futuramente também disponibilizarei as demais versões por aqui para que você possa experimentar.

Após instalar o firmware, caso algo não funcione adequadamente, sem desespero, eu gostaria muitíssimo que você deixasse o seu comentário por aqui, descrevendo com detalhes o comportamento da impressora para que eu possa providenciar a correção e disponibilizar uma versão atualizada para a comunidade. Seja educado, parceiro, colaborativo e todos nos divertiremos ao término.

Figura 2 – Tracionador/Extrusora BMG (clone Trianglelab)

Antes de você ir adiante: caso você queira você também pode fazer o download do código fonte, editar, compilar e atualizar a impressora. O código é disponibilizado gratuita e livremente neste endereço: https://github.com/makerbase-mks/Mks-Robin-Nano-Marlin2.0-Firmware

Os links para os firmwares estão logo abaixo.

Links para os firmwares

Firmware MKS para impressora TwoTrees Bluer com extrusora BMG e chip TMC2208: https://moltech3d.com/dwdpublic/index.php?act=1&file_id=6

Firmware MKS para impressora TwoTrees Bluer com extrusora BMG e chip TMC2225: https://moltech3d.com/dwdpublic/index.php?act=1&file_id=7

Firmware MKS para impressora TwoTrees Bluer sem extrusora BMG: https://moltech3d.com/dwdpublic/index.php?act=1&file_id=8

Links adicionais

Link de download do suporte para fixação do BLTouch: https://moltech3d.com/blog/2020/10/05/suporte-para-fixacao-do-bltouch-na-impressora-twotrees-bluer/

Repositório git da MKS – https://github.com/makerbase-mks/Mks-Robin-Nano-Marlin2.0-Firmware

Uso do comando M92 – https://marlinfw.org/docs/gcode/M092.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

back to top
Translate »